Filmes de terror e seriados de vampiros, o cristão pode assistir?
- elias-nunes159
- 28 de jun. de 2015
- 5 min de leitura
Filmes de terror e seriados de vampiros, o cristão pode assistir?

Quem nunca ouviu falar de seriados como “Diário de um vampiro” e “Sobrenatural”? Quem nunca ouvir falar da saga Dezesseis luas? Quem nunca ouviu falar sobre a saga Crepúsculo? Quem nunca ouviu falar do filme “Invocação do mal”? E Harry Potter? É impossível alguém não ter ouvido falar sobre esses filmes e seriados... Entretanto, não são filmes e seriados quaisquer, eles têm um assunto muito em comum: vampiros, lobisomens, fantasmas e bruxas. Será que o cristão deve assistir esse tipo de coisa? É pecado? O que a Bíblia diz?
Primeiro vamos às definições:
Vampiro: É um morto-vivo (cadáver reavivado) que suga o sangue dos vivos. A pessoa atacada por um vampiro sofre perda de sangue, o que causa uma série de sintomas como: fadiga, palidez e fraqueza.
Lobisomem: Semelhante a um lobo, mas com corpo parecido com de um homem. Todo filho homem nascido depois de sete filhas, se transformara em um lobisomem durante as noites de lua cheia, uma besta assassina capaz de matar a sua família ou qualquer coisa que esteja em sua frente. Quem for mordido por um lobisomem, irá se tornar um em todas as noites de lua cheia.
Fantasma: É um espírito ou a alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento.
Bruxa(o): É quem pratica bruxaria, feitiçaria. E utilizam alguns objetos como as vassouras, o grimório, o caldeirão e a varinha mágica. A vassoura é uma espécie de guardião da casa, usada para limpar energias ruins; costuma ficar na cozinha ou atrás de portas. O grimório é um livro onde as bruxas anotam seus encantamentos, feitiços e tudo o que aprendem. As bruxas não deixam ninguém tocar seu precioso livro e o guardam em locais bem protegidos, como baús e caixas de madeira com tranca. As bruxas usam caldeirões de diversos tamanhos para preparar poções com chás e outras magias, esses caldeirões costumar ser de ferro e têm três pés de apoio. A varinha mágica é feita por ela mesma com um pedaço de galho retirado de árvore; alguns gostam de enfeitar esse objeto mágico com pedras coloridas e cristais. Os magos também usam varinha.
Alguns cristãos chegam a dizer: “Ah, mas isso tudo é mentira, isso não existe, é pura ilusão. Não há mau nenhum ao assistir!”. Ledo engano, que tem levado a muitos a caírem nas armadilhas do Diabo.
Quando você assiste filmes de terror e seriados com esses personagens (e até ler livros assim) você está dando brecha para o Inimigo. Como assim? Bem, quando termina o culto você sai com um “encosto” do bem, isto é, você sai cheio do Espírito Santo. A mesma coisa acontece em relação a esses filmes, porém você sai com um “encosto” que não é o Espírito Santo de Deus, isto é, você sai com um “encosto” do mal, que são os demônios.
Essas criaturas (os vampiros e os lobisomens) mesmo não sendo “reais”, elas demonstram e muito o que acontece no mundo espiritual. Por exemplo, o vampiro costuma se alimentar do sangue das pessoas; e o que a Bíblia diz? “Pois a vida de todo o ser vivente está no sangue. É por isso que Deus mandou que o sangue dos animais oferecidos como sacrifício fosse derramado no altar a fim de conseguir o perdão dos pecados do povo. Pois é o sangue, isto é, a vida, que tira os pecados.” (Lv 17.11). Sabe o que isso representa? Que os demônios estão aí para sugar a vida das pessoas, e a sua missão é levá-las a morte.
E o Diabo é tão sagaz que para atrair os jovens, os vampiros hoje são românticos e os lobisomens bem sexy’s que até tiram a camisa para apresentar seu corpo atlético. Se você for comparar com os filmes produzidos de antigamente, esses seres eram bem perigosos e super diferentes do que é apresentado hoje. Sabe por que isso? Porque o Diabo se transforma em anjo de luz (2 Co 11.14) para enganar as pessoas.
Os fantasmas? Sabemos que de acordo com a Bíblia não há como uma pessoa morta andar sobre a Terra como um espírito; e não há comunicação entre os mortos e nem reencarnação. Mas existem pessoas que veem esses fantasmas e espíritos de pessoas mortas, e até se comunicam com esses. Só que a mais pura verdade é que esses fantasmas são os próprios demônios que se disfarçam.
Ao entrar no facebook deparei com uma imagem que dizia mais ou menos assim: “Brigo quando minha mãe e as minhas tias dizem que Harry Potter é do capeta.”; não pude resistir e comentei a foto dizendo que elas tinham razão ao dizer isso. Essa tal menina que postou é evangélica e diz que é fã número 1 desse filme, e que foi por causa dele que ela perdeu a timidez e ganhou amigos. E que está decorando todos os feitiços que estão no filme (e livro), que tem a varinha mágica e que já até encomendou a coruja. É, fiquei horrorizada com isso tudo, aliás, como um cristão pode ser aliado da bruxaria, já que a Bíblia é totalmente contra?!
A bruxaria é uma prática bem antiga, e ela está ligada a povos que não pertencem a Deus (Lv 19.26b; 20.6). Ela é realmente do capeta. E sabe todas aqueles feitiços? São invocações aos demônios. Ah, e a menina que falei sobre o facebook, ela ainda disse que Harry Potter ensina que existem bruxos bons e bruxos maus, e que o HP é um exemplo de bruxo bom. Agora peraí, se bruxaria está ligada ao Diabo, não há como um bruxo ser bom. Se fosse assim, poderíamos dizer que o Diabo é bom, e sabemos que essa não é uma característica dele. Sabe o que está acontecendo? O Inimigo está colocando na cabeça das pessoas que isso não tem nada de mais, que bruxaria é do bem e que ele é bondoso. Porém, a Bíblia diz que ele é mentiroso (Jo 8.44).
Para você ter uma ideia, tem gente que assiste a série Sobrenatural (Supernatural) e diz que não tem nada de mais. Na boa, aquilo é demônio atuando direto! E para confirmar isso, vou te revelar uma coisa: Existe um personagem nessa série que se chama Azazel; esse nome não está ali por coincidência, pois é o nome de um demônio relatado na Bíblia (Lv 16.8,9,20,26).
A Bíblia é bem clara ao dizer que os olhos são as janelas da alma, isto é, são a porta de entrada para controlar a nossa mente. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6.22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso", porém se forem bons, terá luz. Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.
Enfim, a atmosfera espiritual que esses filmes e livros relacionados a esse assunto passam é obscura. Por isso, é completamente errado assistir filmes e seriados e ler livros assim. Não é de admirar que pessoas que põe tudo isso diante dos seus olhos se sente envolvido num ambiente de terror e medo, o que produz estresse e muita raiva. E é isso que Satanás e seus demônios querem, eles lutam para nos deixar espiritualmente abalados.
E aí, vai continuar dando brecha para Satanás agir sobre sua vida?! Espero sinceramente que não, hein...
Nunca vi uma matéria tão explicada,até sentimentos e sensações conseguiu traduzir para o papel. Amei, Deus abençoe